Muito se fala sobre a importância de organizar, é de conhecimento de quase qualquer desenvolvedor, que o preparo muitas vezes acaba sendo a chave para a produção de um bom produto final, o Batman não seria o Batman sem o seu preparo. As etapas iniciais de um projeto costumam ser as mais complexas, é aqui que tudo é decidido, decidir demanda tempo, força de vontade e muita motivação, você não sai para uma longa viagem sem antes preparar a mala.
Vamos imaginar que o nosso GGD é a mala!
Então, o que é um GDD?
Game Design Document é um compilado de informações referentes a tudo que estará presente no jogo, desde seu enredo, até aqueles itens e conflitos encontrados ao longo da gameplay.
Para que serve?
Ele funciona como um manual, é a partir dele que o desenvolvedor vai definir seu plano de trabalho, saber o que falta fazer e quais serão as próximas etapas da produção.
Ele é importante?
Sim, muito, o processo criativo geralmente nos prega peças, podemos nos ver perdidos em meio a ideias ou mesmo sem saber qual ideia colocar em pratica. O GDD serve para colocar ideias em ordem e trilhar um caminho a seguir, isso acarreta em uma produção mais rápida e com menos problemas.
Fazer um GDD para qualquer projeto de game?
Sim, mas tendo em mente que existem escalas, a complexidade do jogo está diretamente ligada a complexidade do GDD.
Então, como fazer um GDD?
Há infinitas maneiras, aconselho que leia a matéria sobre planejar um projeto, do MisterDovah! Lá ele fala um pouco sobre os métodos para iniciar um projeto e quais ferramentas utilizar. Não há regras, a chave é criar um documento organizado e que atenda as suas necessidades. O GDD pode se resumir a uma folha ou mesmo a páginas e mais páginas. Escolha um local onde você se adapta melhor, seja papel e caneta ou um software, após sua escolha, esqueça que os demais existem, ressaltando que não é necessário fazer tudo em um só local, você pode usar a combinação de certos softwares para conseguir um resultado melhor, por exemplo, você pode escrever os textos no word e gerenciar os itens e armas no excel, não há regras.
Mãos a obra! Definir etapas é uma maneira abstrata de saber em que ponto da produção você está, então vou dar uma ideia de como você pode começar.
- Etapa 1 - Planejamento
Aqui as coisas ainda estão muito na cabeça, você ainda tem uma vaga ideia do planeja fazer. Separe uma folha e anote tudo, crie listas, revise e decida o que pretende fazer. Uma boa maneira de finalizar essa etapa, é criando uma frase com uma ou duas linhas que resuma o seu projeto.
"RPG de aventura futurista, ambientado em uma cidade infestada por um vírus robótico. Um grupo de rebeldes liderado por Rick planeja retomar a cidade"
- Etapa 2 - Preparar Ferramentas
Defina tudo o que precisa, organize pastas no seu computador, baixe os aplicativos necessários, organize seu local de trabalho e se possível defina horários para trabalhar no projeto. Um ambiente organizado e com ferramentas disponíveis, irá agilizar em muito o processo. Aconselho ter a disposição papel e caneta, software de edição de imagem, software de edição de som, software de escrita (word, docs...), software de tabelas (sheets, excel...), um software de tarefas como o To Do da microsoft. Criem o projeto e de preferencia deixem ele vazio, coloque dentro do projeto só o que forem usar.
- Etapa 3 - Textos
Aqui você começa a trabalhar de fato com os textos, é interessante separar tópicos do que você deve escrever, evite ser detalhista, escreva resumos e se necessário incremente posteriormente. Tome sua frase criada na etapa 1 como referencia, evite ir além da ideia base.
O GGD não possui regras, mas gosto de seguir alguns padrões como:
Introdução:
Fale sobre seu jogo, qual a proposta, o que o jogador deve esperar encontrar.
Golden Nuggets:
Por que seu jogo é bom? O que faz ele diferente, crie uma lista com os destaques do jogo.
Contexto:
O que aconteceu antes de tudo começar, seja breve e resuma o que levou o mundo a estar onde está, deixe de lado quaisquer detalhes sem significância no enredo, foque naquilo que irá ser explorado durante a narrativa.
Inicio
Como as coisas começam, qual o estopim para a jornada do nosso protagonista, quem ou o que fizeram para que ele tomasse a decisão de seguir está jornada. se é que ele teve chance de decidir. Descreva como as coisas começam.
Personagens
Quem é quem, descreva os personagens chave para o seu jogo, seja breve e tente criar padrões como fichas.
Locais
Descreva os locais chave para o desenrolar da trama, seja breve.
Gameplay
Defina o que estará presente na gameplay, o jogo possui armas, armaduras? Itens? O jogador interage com o cenário? Crie uma categoria para cada elemento importante da gameplay.
Conflitos
Descreve os eventos que impedem o jogador de avanças, sejam puzzles, batalhas de grande importância ou mesmo uma cutscene que pode mudar o rumo do game.
Enredo
Crie de forma resumida, as etapas do game, você pode separar em capítulos e descrever de forma resumida os conflitos que podem ocorrer naquele momento, quais os envolvidos e o que o jogador pode encontrar em cada etapa. Aqui você pode separar por locais, capítulos, fases, em fim, o que se encaixar melhor no seu game. Você também pode criar está etapa a parte do documento principal.
É importante entender que o GDD não é um bloco de pedra, você pode e deve criar mais textos de forma não linear, ir e voltar em etapas, por exemplo, você pode criar primeiro uma parte do enredo, depois distribuir detalhes nas demais opções que destaquei acima. Além disso, é muito comum que o GDD aumente por demanda, você pode fazer um capitulo e depois criar tudo no game, saber se tudo funciona para por fim voltar ao GDD e retomar sua produção.
- Etapa 4 - Cronograma
Separe um software ou mesmo uma agenda e elabore as etapas da sua produção, tente classificar as tarefas em fáceis e difíceis conforme o tempo que você acredita ser necessário para concluir. Uma boa estratégia é alternar entre tarefas fáceis e difíceis. Decida se irá criar uma versão demo e defina datas para entrega da mesma, mantenha organizada ao menos 1 ou 2 semanas a frente em seu cronograma.
- Etapa 5 - Trabalhe duro
Hora de seguir o cronograma, separe intervalos e trabalhe junto com o relógio, tente criar uma rotina, isso irá ajudar bastante, tenha em mente que você pode se frustrar. Tire o celular de perto e esqueça que a internet existe, use-a somente quando for algo relacionado ao seu projeto. Caso seja necessário, retorne algumas etapas e repita o processo.
Muito do que trouxe aqui, aprendi em minha pequena passagem no curso de desenvolvimento de jogos do senac, então como bônus, deixo aqui uma espécie de revista que irá auxiliar e complementar ainda mais o processo de criação do GDD, além de uma matéria excelente como fonte de estudos.
Deixe sua dica ai nos comentários. Um grande abraço!
Comentarios